Por conta da pandemia, este é um Natal diferente, não podemos negar. Mas nem por isso deve ser menos feliz.

Para ajudar a entrar no clima, selecionamos 5 filmes que falam sobre o Natal e que podem ser assistidos em família. Optamos por filmes que permitem reflexões importantes sobre a mensagem de Jesus, relacionamentos, etc.

Se não der para se reunir, uma ideia é combinar para que todos assistam para, depois, papear sobre o assunto – nem que seja por meio digital.

Confira nossa lista e boa diversão – e emoção!

  1. Jesus de Nazaré (1977 – Direção: Franco Zefirelli)

Abrimos nossa lista de  filmes que falam sobre o Natal com um clássico, do aclamado diretor italiano Franco Zefirelli. Conta a história de Jesus, desde seu nascimento até a crucificação.

Toda essa jornada é relatada conforme o conteúdo bíblico, mas mesmo assim o filme vale a pena, mesmo porque, pode ser feita uma discussão à luz da Doutrina Espírita.

Para isso, sugerimos pesquisa em O Evangelho segundo o Espiritismo e em A Gênese.

  1. O quarto sábio (1995 – Direção: Michael Ray Rhodes)

Artaban (Martin Sheen) é um jovem sábio que deseja seguir a Estrela de Belém para prestigiar o bebê que está sendo chamado de Rei dos Judeus, mas acaba se perdendo.

Em sua jornada para reencontrar o caminho e conhecer o menino Jesus, Artaban acaba usando suas riquezas para ajudar os mais necessitados. Resta-nos saber: será que ele vai conseguir encontrar Jesus?

Para refletir sobre o filme, sugerimos a leitura de nosso artigo Natal na Casa Espírita!

  1. Um herói de brinquedo (1996 – Direção: Brian Levant)

Howie Langston, vivido por Arnold Schwarzenegger, é um homem de negócios viciado em trabalho e que não tem tempo para mais nada, nem para seu pequeno filho Jamie. Depois de perder um momento importante na vida do menino, promete compensá-lo com o brinquedo mais disputado do Natal.

No entanto, o brinquedo rapidamente se esgota e Howie se propõe a cumprir a promessa, não importando o quanto isto lhe custe. Durante sua jornada, ele precisa enfrentar outro pai que está passando pela mesma situação.

Esse é um daqueles filmes que falam sobre o Natal e mostram a importância do relacionamento familiar.

  1. Feliz Natal (2006 – Direção: Christian Carion)

Parece mentira, mas essa história incrível aconteceu mesmo e, claro, não poderia faltar nesta lista de  filmes que falam sobre o Natal.

Durante a Primeira Grande Guerra, em 1914, quando soldados inimigos interromperam a batalha para, juntos, comemorarem o Natal.

A trégua ocorreu de forma espontânea, sem acordo oficial, promovendo troca de comida, charutos e outros poucos itens que os dois lados possuíam – além de uma partida de futebol.

Observação: existe somente uma cena inapropriada para os mais novos, quando um casal de músicos se encontra antes do cantor ir para o front!

Como dica bônus, sugerimos a leitura de artigo sobre a Lei da Destruição que, em O Livro dos Espíritos, fala sobre as guerras: Desencarne Coletivo & Lei da Destruição.

  1. Os fantasmas de Scrooge (2009 – Direção: Robert Zemeckis)

Baseado em um clássico do escritor Charles Dickens, conta a história de Ebenezer Scrooge, amargo empresário que, às vésperas do Natal,  se comporta de maneira mesquinha até mesmo com o seu sobrinho que tem um filho muito doente.

Por conta de suas atitudes, fantasmas (ou Espíritos) do Presente, do Passado e do Futuro aparecem e levam Scrooge para uma viagem que o fará refletir sobre uma necessária mudança em sua vida.

Oferece excelentes reflexões sobre os conceitos doutrinários.

Nós selecionamos apenas 5 filmes que falam sobre o Natal, mas existem muitos outros que tratam dessa data tão especial, que é o nascimento de Jesus – se você conhece algum que permita diversão e aprendizado, envie para nós.

Aproveitamos para desejar a todos um excelente Natal e Ano Novo, lembrando que, conforme os ensinamentos da Doutrina, a distância física não impede de estarmos próximos de nossos afetos.

Continue acompanhando nossas publicações no blog, como os conteúdos a seguir:

Saiba o que é coerência doutrinária no Espiritismo

Entenda o que é Codificação Espírita e qual a sua importância

Share This