Os fatos espíritas (psíquicos e mediúnicos) sempre existiram, porquanto são da natureza do ser humano e das leis naturais. Porém, foi somente nas décadas de 1850 e 1860, Allan Kardec (Hippolyte Léon Denizard Rivail), pesquisou, entendeu e codificou este conhecimento, transformando-o em doutrina filosófica e ciência prática de observação: nascia a Doutrina Espírita.

Kardec (Rivail) tinha vasto conhecimento nas áreas das ciências da natureza e nas ciências humanas. Em especial já havia estudado o magnetismo por mais de 35 anos, saber que facilitou a identificação e separação entre os fatos mediúnicos e os fatos psíquicos (emancipação da alma), sendo que os fatos psíquicos são utilizados até hoje pelos adversários do Espiritismo para tentar combatê-lo.

A Doutrina Espírita e seus ensinamentos

A Doutrina Espírita, ou Espiritismo, é um conjunto coerente de ideias fundamentais a respeito dos Espíritos, conceituados como “os seres inteligentes da Criação”.

Portanto, a Doutrina Espírita (espírita = relativo a Espírito) tem como objeto de estudo do Espírito. E as questões sobre este ser foram postas por Kardec e respondidas pelos Espíritos Superiores, vejamos algumas:

  • quem criou o Espírito;
  • quando o Espírito foi criado;
  • do que ele é feito;
  • qual sua relação com o mundo material, em especial com o corpo carnal;
  • qual sua relação com mundo extracorpóreo, com o universo;
  • qual o futuro do Espírito após a morte do corpo físico (céu, inferno, purgatório?);
  • o Espírito reencarna; progride; etc.

 

Todas estas questões e muitas outras foram compiladas por Allan Kardec e publicadas na obra O Livro dos Espíritos. Em seguida, Kardec, para manter a continuidade dos estudos, criou a Revista Espírita, de periocidade mensal, criou a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas e publicou outros livros, detalhando os temas levantados em O Livro dos Espíritos.

Assim, temos O Livro dos Médiuns e A Gênese estudando os fenômenos mediúnicos e psíquicos, explicando as relações entre o mundo físico e o espiritual. Os livros O Evangelho Segundo e o Espiritismo e O Céu e o Inferno tratando das questões morais e conscienciais.

Assim sendo, para conhecer os fundamentos da Doutrina Espírita, deve-se ler as chamadas obras básicas, provenientes da pesquisa coordenada por Allan Kardec.

A Doutrina Espírita está fundamentada na Codificação

A Doutrina Espírita, considerando-se como marco inicial 18.04.1857, publicação de O Livro dos Espíritos, completará 162 anos em 18.04.2019.

Infelizmente, este inexaurível manancial de conhecimentos essenciais, atualmente tem sido menosprezado pelos que se dizem adeptos da Doutrina Espírita, que substituíram a obra hercúlea de Kardec por livros mediúnicos sem conteúdo doutrinário e frequentemente se opondo aos princípios básicos contidos em O Livro dos Espíritos.

Por outro lado, estão surgindo vários grupos retomando o estudo sério e constante da Codificação Espírita (livros de Allan Kardec), prenunciando a época em o joio e o trigo serão separados.

Finalizando, convido a todos que ainda não conhecem O Livro dos Espíritos e demais obras de Allan Kardec, que iniciem suas leituras e estudos.

Em pouco tempo, colherão os frutos saborosos proporcionados pelo conhecimento sobre nós – os Espíritos. E serão libertados dos preconceitos, dos medos, dos desânimos e do jugo do corpo físico ao conhecer a nossa real condição de Espíritos Imortais em constante progresso intelecto-moral, habitando o Universo, a caminho da felicidade plena.  Porquanto, como ensinou Jesus, de Nazaré, “Conhecereis a Verdade e Ela vos libertará.”

Este artigo teve como objetivo falar um pouco sobre o nascimento da Doutrina Espírita e de como seus conceitos, fundamentados na Codificação, podem proporcionar uma nova visão de vida. Quer saber mais sobre o Espiritismo? Assine nossa newsletter.

Assine a nossa newsletter

Participe da nossa newsletter para receber as últimas notícias e atualizações da nossa equipe.

Falta pouco agora. Você receberá um email pedindo para confirmar a inscrição. Clique no link que está no email e pronto. Você ficará sabendo das novidades e novos artigos do site!

Share This