Conheça mais sobre a obra A Gênese, os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo – obra fundamental para o conhecimento doutrinário e que leva a assinatura do grande líder Espírita, Kardec!

A Gênese: do lançamento à adulteração

 A Gênese foi publicada por Allan Kardec em 1868, onze anos após a obra fundamental da Doutrina Espírita, “Filosofia Espiritualista O Livro dos Espíritos”.

Última obra lançada pelo professor francês, A Gênese teve adulterações em seu texto a partir da quinta edição, efetuadas por Pierre Gaetan Leymarie. Leymarie, aliás, deturpou totalmente a orientação de Allan Kardec para o Espiritismo após o desencarne do Codificador.

A tal ponto que os verdadeiros seguidores de Allan Kardec tiveram que deixar a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, criando para substituí-la uma nova associação a União Espírita Francesa. E para substituir a Revista Espírita foi criado o jornal “Le Spiritisme”.

Estes problemas estão descritos no livro de Berthe Froppo, denominado Beacoup de Lumière, de 1884, e recentemente no livro O Legado de Allan Kardec, de Simoni Privato Goidanich – lançado no ano de 2018.

Por dentro do conteúdo de A Gênese

Em A Gênese tudo é importante. Mas, destacamos os seguintes capítulos que entendemos essenciais e fundamentais:

Capítulo I – Caracteres (ou natureza) da revelação espírita,

Aqui temos a epistemologia do ensino dos Espíritos. Entendo que este capítulo é a continuação lógica do Item II da Introdução do Evangelho Segundo o Espiritismo, denominado “Autoridade da Doutrina Espírita. Controle Universal do Ensino dos Espíritos”, e, portanto, devem ser lidos conjuntamente, primeiro a “Autoridade da Doutrina Espírita” e depois os “Caracteres (natureza) da Revelação Espírita”.

Capítulo II – Deus

Continuação lógica e mais detalhada das questões “1” até “16” de O Livro dos Espíritos. Devem ser lidos na sequência. Primeiro, as supracitadas questões de O Livro dos Espíritos, depois “A Gênese – Capítulo II – Deus”.

Capítulo VI – Uranografia geral

Allan Kardec transcreve “ipsis verbis” a comunicação do Espírito Galileu Galilei, sendo médium o astrônomo, agora denominado astrofísico Camille Flammarion.

Necessário que seja efetuado estudo de cunho astrofísico sobre este capítulo. Cremos que existem conhecimentos importantíssimos nesta monografia de Galileu Galilei, afinal ele foi um dos maiores físicos que encarnaram entre nós.

Capítulo XI – Gênese Espiritual

São estudados conceitos de alta importância, pois atende a um dos objetos da Ciência Espírita, que são as relações dos Espíritos com o mundo corporal, conforme vemos na definição dada ao Espiritismo por Kardec, no “Preambulo” de O Que é o Espiritismo. Eis a citação na íntegra: “O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, da origem e do destino dos Espíritos, e de suas relações com o mundo corporal.” (grifos nossos)

Capítulo XIII – Caracteres dos Milagres

O Espiritismo informa que não aceita o conceito teológico de milagre. No Espiritismo não existem milagres. Existem leis que explicam os fatos.

Capítulo XIV – Os Fluidos

O mais importante texto sobre o fluido cósmico universal. Além disso, neste capítulo são explicados, sob o ponto de vista fluídico, a “obsessão simples” e a ressignificação da “possessão”. Por este motivo, este capítulo é a sequência lógica dos Itens 51 até 131 e dos Itens 237 a 254, todos de O Livro dos Médiuns.  Este capítulo “Os Fluidos” é um dos mais importantes e essenciais textos da Doutrina Espírita.

Capítulo XV – Os Milagres do Evangelho

Kardec analisa os milagres atribuídos a Jesus de Nazaré, sob a luz dos conhecimentos sobre fluidos e da emancipação da alma. Portanto, além de ser consequência do capítulo anterior “Os Fluidos”, o capitulo “Os Milagres do Evangelho” são consequência das questões 400 a 455 de “O Livro dos Espíritos” a Emancipação da Alma.

Capítulo XVI – Teoria da presciência

O Codificador estabelece os conceitos e ensinamentos que o Espiritismo elucida sobre o conhecimento do futuro.

Capitulo XVII – Predições do Evangelho

Allan Kardec utiliza a “Teoria da Presciência”, estudada no capítulo anterior para explicar as profecias do evangelho.

Capítulo XVIII – Os Tempos são Chegados

Estabelece os parâmetros de como ocorrerá a promoção do planeta Terra de Mundo de Expiação e Provas para Mundo de Regeneração. Este capítulo deve ser precedido da leitura das questões 96 até 131 de O Livro dos Espíritos e do “Capítulo III – Há Muitas Moradas na Casa de Meu Pai” de O Evangelho Segundo o Espiritismo.

Por fim, os demais capítulos de A Gênese devem ser lidos com interpretação histórica, visto que tratam de conhecimentos científicos da época em que Kardec esteve encarnado.

Portanto, devemos ao estudá-los, conhecer os conceitos e a nomenclatura da ciência do século XIX.

Falando em estudo, acesse o link abaixo e acesse o conteúdo completo de A Gênese, os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo!

Share This