Todos estamos passando por um momento difícil, onde a incerteza predomina em cada um de nós.
A situação, que parece ter saído das telas de cinema, tornou todos nós protagonistas desse filme que vivemos sem conhecer o seu final.
Nestes momentos podemos buscar respostas no conhecimento trazido pelos espíritos, registrados por Allan Kardec em O Livro dos Espíritos, Parte Terceira – Das Leis Morais, no Capítulo VI: Lei de Destruição.
Acompanhe a seguir.
O novo coronavírus e a Lei da Destruição
Para muitos pode surpreender que uma lei de destruição possa ser incluída entre as Leis Morais, ou Naturais, por este motivo Kardec abre o capítulo com essa pergunta, que é respondida pelos espíritos na sequência.
Questão 728 – A destruição é uma lei da Natureza?
“Preciso é que tudo se destrua para renascer e se regenerar. Porque, o que chamais destruição não passa de uma transformação, que tem por fim a renovação e melhoria dos seres vivos.”
Portanto, a lei de destruição, vem no momento necessário para restabelecer o equilíbrio entre a evolução da inteligência e a moral da humanidade – veja este artigo que fala sobre mediunidade de cura, tema muito comentado neste momento.
Prosseguindo com os ensinamentos da Codificação, na obra já citada, temos:
Questão 737– Com que fim fere Deus a Humanidade por meio de flagelos destruidores?
“Para fazê-la progredir mais depressa. Já não dissemos ser a destruição uma necessidade para a regeneração moral dos Espíritos, que, em cada nova existência, sobem um degrau na escala do aperfeiçoamento? Preciso é que se veja o objetivo, para que os resultados possam ser apreciados. Somente do vosso ponto de vista pessoal os apreciais; daí vem que os qualificais de flagelos, por efeito do prejuízo que vos causam. Essas subversões, porém, são frequentemente necessárias para que mais pronto se dê o advento de uma melhor ordem de coisas e para que se realize em alguns anos o que teria exigido muitos séculos.”
Muitos podem estar questionando: seria necessário chegar a tal ponto? E encontramos a resposta da questão 738:
“Pode e os emprega todos os dias, pois que deu a cada um os meios de progredir pelo conhecimento do bem e do mal. O homem, porém, não se aproveita desses meios. Necessário, portanto, se torna que seja castigado no seu orgulho e que se lhe faça sentir a sua fraqueza.”
Questão 738 A: Mas, nesses flagelos, tanto sucumbe o homem de bem como o perverso. Será justo isso?
“Durante a vida, o homem tudo refere ao seu corpo; entretanto, de maneira diversa pensa depois da morte. Ora, conforme temos dito, a vida do corpo bem pouca coisa é. Um século no vosso mundo não passa de um relâmpago na eternidade. Logo, nada são os sofrimentos de alguns dias ou de alguns meses, de que tanto vos queixais. Representam um ensino que se vos dá e que vos servirá no futuro. Os Espíritos, que preexistem e sobrevivem a tudo, formam o mundo real (85). Esses os filhos de Deus e o objeto de toda a sua solicitude. Os corpos são meros disfarces com que eles aparecem no mundo. Por ocasião das grandes calamidades que dizimam os homens, o espetáculo é semelhante ao de um exército cujos soldados, durante a guerra, ficassem com seus uniformes estragados, rotos ou perdidos. O general se preocupa mais com seus soldados do que com os uniformes deles.”
O que podemos aprender com o COVID-19?
Sem dúvida, sairemos mais fortalecidos se soubermos aproveitar o ensinamento deste “pequeno” vírus (COVID-19), aprendendo que todos nós fazemos parte da humanidade.
Não é a posição social ou o dinheiro que possuímos que nos torna invulneráveis. Muitas vezes o tempo que dizíamos não ter, nos mostra que poderíamos ter feito diferente.
Recorde-se que o lema de nossa Doutrina Espírita é que fora da caridade, não há salvação – e esse é o momento de colocá-la em prática.
A cidade que dizia não poder parar, parou. E os pássaros substituem o som das buzinas.
Aproveite o tempo! Se não leu, leia O Livro dos Espíritos. Se já leu releia!
Faça uso do isolamento social imposto pelo novo coronavírus para estudar o Espiritismo, especialmente as obras que compõem a Codificação Espírita. Com certeza, você estará ocupando seu tempo e sua mente de um modo bem positivo.
Se gostou deste texto, compartilhe em suas redes sociais para que outras pessoas possam refletir também. A equipe de Café de Kardec agradece!

Geólogo da turma de 1971 USP, Membro da equipe do programa Momento espírita da USE presidente da Distrital Pinheiros USE.
Mais um relevante e excelente texto deste blog.
Parabéns, agradeço.
Muito bom, excelente comentário e pura realidade!
Em momentos como o que todo o Globo está vivendo, o artigo me trouxe luz, tranquilidade e a certeza de que posso confiar que a Espiritualidade está agindo. Confiemos na Providência Divina sem nos esquecer de nossas responsabilidades. Obrigada por compartilhar este texto. Enriquecedor.
Excelente análise!!! Nossa Doutrina Espírita sempre atual!!! Obrigada Sr. Wladisney pelas reflexões profundas, correlacionando Kardec com o que estamos vivendo!!! Parabéns!👏🏻👏🏻👏🏻
Jesus nos havia avisado sobre este momento.
Aqueles que o ouvimos e verdadeiramente o seguimos, aqui ficaremos, na Terra renovada…
Aqueles que não deram importância apesar das reiteradas oportunidades dadas, serão convidados a se retirar do
Planeta, porque não estarão vestindo a veste nupcial- parábola do Festim de Núpcias”
Grazie Ney per le belle e profonde parole che scuotono l’anima e ci fanno riflettere sopratutto in questo momento cupo che stiamo attraversando.
Un caloroso abbraccio dall’Italia!
Cada comentário que vejo me enche de alegria, mas esse comentário é muito especial pois me faz retornar no tempo, quando encontrei Federico em um ônibus retornando de Firenze. Você falava da Historia de Giotto di Bondone, que pintou os afrescos da Igreja de Assis na Italia. E perguntei a que você atribuía tamanha capacidade de pintor em um simples menino pastor de ovelhas. Você me respondeu Dom de Deus. Fiz a pergunta : Já ouviu falar em reencarnação? Ouviu falar em Doutrina Espírita? E me respondeu que não, ofereci a você um livro em Italiano para tomar contato com o médium brasileiro, Francisco Candido Xavier. Te enviei Há dois mil anos. Me disseram, ele não vai ler. Passado algum tempo recebo um e-mail seu emocionado , dizendo que queria conhecer mais, e eu lhe disse agora é o Livro dos Espíritos, e você não se intimidou, não tinha versão para o Italiano, e você leu em Português. Receber hoje teu comentário me deixa muito emocionado. Obrigado.
… As sementes cairam pelo caminho.. Algumas em soli estéril… E algumas vingaram. Fico feliz em saber do amigo Federico. Desejo que ele, seus familiares e o povo italiano fiquem bem e em paz.
Parabéns Ney! Excelente texto!
Ney estará comentando esse assunto no Programa Momento Espírita da USE, no dia 12 de abril.
Realmente, um excenlente texto. E a doutrina espírita nos mostrando quem realmente somos e o que estamos
fazendo aqui. Adorei
Parabéns, Ney, muito obrigado por nos pontuar importantes e saudáveis reflexões.
As coisas precisam piorar, para melhorar a humanidade só aprende com o sofrimento, é maneira mais rápida de lapidarmos os nossos espíritos, todos aprendizado requer um pouco de sofrimento. Boa noite gratidão que Deus abençoe a todos 🙏❤️🙏.