Então é Natal, a festa cristã. E muitos de nós espíritas, ainda apegados às tradições de outras religiões, repetimos em nossas casas os costumes da época, sem questionamentos e esquecendo que a Doutrina Espirita valoriza o fato do nascimento e não do como foi.
Uma análise um pouco mais profunda mostra que nem mesmo os evangelistas se entenderam sobre o nascimento de Jesus. Vejamos:
O anúncio do nascimento
Mateus
Fala da descendência de Jesus “Filho de Davi, filho de Abrão………..Jacó gerou José, esposo de Maria, da qual nasceu Jesus”.
Repare que a geração (descendência) é sempre do homem. Nos relatos desse evangelista Maria já era esposa de José, mas não haviam coabitado. Assim, Jesus é obra do Espírito Santo, justificando os profetas “Eis que a virgem conceberá e dará a luz a um filho homem e o chamarão pelo nome de Emanuel” (Deus conosco).
“E (José) não a conhecia até que deu à luz, seu filho primogênito e pôs-lhe o nome de Jesus (portanto o nome é dado por José)”.
Lucas
O Anjo Gabriel anuncia “darás à luz um filho e pôr-lhe-ás o nome de Jesus. Maria não conhecia José ainda”.
Maria vai visitar sua prima Isabel (mãe de João Batista) e lá, com a saudação da prima e a reação da criança no ventre de Isabel, descobre que está grávida.
Comentários
Mateus
Neste texto sobre o Natal, começamos falando da genealogia, pois os profetas afirmavam que o Cristo seria da descendência de Davi. Portanto teria que ser filho de José.
Maria já era esposa, mas não haviam coabitado. Podemos entender que já havia o comprometimento do casamento, mas que ainda não havia se realizado. Portanto, Maria conhecia José.
Quanto ao nome, o Anjo sugere Emanuel, mas José dá o nome de Jesus.
Lucas
Maria não conhece José.
O nome da criança é determinado pelo Anjo Gabriel, que estabelece Jesus, sendo esse nome adotado por Maria.
A virgindade de Maria está ligada à ideia de que o ato sexual é um pecado natural sendo, portanto, impuro – baseado no Livro de Jó de que nada puro pode ser gerado por um ato impuro. Sendo muito difícil para a época aceitar que Jesus fosse gerado por um método natural, já que para eles, o Nazareno seria o filho de Deus.
Mas não devemos nunca esquecer o ensinamento de Jesus – o verdadeiro significado do Natal: “Eu não vim para destruir a lei, mas sim para dar cumprimento”.
Local do Nascimento
Mateus
Fala da cidade de Belém, na Judéia. José e Maria seriam dessa cidade e o nascimento se dá em casa. Não cita recenseamento nem estrebaria. Também cita a visita de Magos, mas em nenhum momento fala em três, os presentes são feitos de ouro incenso e mirra.
No episódio da fuga para o Egito, Herodes manda matar todos os meninos que havia em Belém e seus arredores. José sonha e foge para o Egito e fica lá até a morte de Herodes, cumprindo-se o que fora dito pelo profeta “do Egito chamei meu filho”.
Mateus deixa claro que José e Maria não eram de Nazaré, mas vão para lá, pois na Judéia reinava Arquelau, o filho de Herodes. Indo, então, para a Galiléia morar na cidade de Nazaré para que se cumprisse a profecia “Será chamado Nazareno”.
Lucas
José e Maria viviam em Nazaré na Galiléia e por ordem de César Augusto vão para Belém na Judéia, para o recenseamento, pois José era da Casa de Davi.
Fala da manjedoura, já que a cidade estava cheia e não havia lugar na estalagem. O nascimento é anunciado aos Pastores “Gloria a Deus no mais alto dos céus e paz na terra aos homens de boa vontade”.
Os pastores visitam Jesus, não há citação a Magos e nem presentes. E depois que se completaram os oito dias para ser circuncidado, foi-lhe posto o nome de Jesus.
Após serem concluídos os dias da purificação de Maria, segundo as leis de Moisés, levaram-no à Jerusalém e o apresentaram ao Senhor “conforme a lei, todo varão primogênito será consagrado ao Senhor”, sendo oferecidas duas pombas em sacrifício.
E depois de terem cumprido tudo segundo o que mandava a Lei do Senhor, voltaram para a Galiléia, para a sua cidade, Nazaré.
Comentários
Mateus
Maria e José seriam de Belém e estavam em sua casa quando do nascimento de Jesus, porém esse evangelista tenta de toda maneira enquadrar o nascimento de Jesus às profecias.
Recria a saga de Moisés e a perseguição dos escolhidos. A perseguição na matança do Faraó à Moises é substituída pela de Herodes aos recém nascidos. Como Moisés vem do Egito para salvar o povo Judeu, Jesus é levado ao Egito para de lá vir cumprir as profecias.
Conclusão – O Natal da visão Espírita
Somos Espíritas. Temos que raciocinar como Espíritas. Um Espírito altamente esclarecido que vem para implantar a felicidade no coração dos homens, trazendo-lhes a Boa Nova, permitiria que alguém morresse para que ele se salvasse, especialmente crianças inocentes?
Na visita ao recém-nascido, Mateus traz Magos para falar da importância do nascimento – o significado da palavra Natal, aliás, é nascimento. Lucas traz pastores, na escala de importância material a mais simples das categorias, o que me parece muito mais condizente com a mensagem de Jesus.
Já Lucas, define claramente que Maria e José viviam em Nazaré, na Galileia. Fala do recenseamento, fato comum nos atos administrativos romanos. Faz do nascimento – Natal – algo normal cumprindo-se todas as tradições Mosaicas. Não há perseguição, matança, fuga, o ciclo é completado normalmente.
Cumpre a cada um de nós tirar as conclusões e buscar dentro dos ensinamentos Espíritas o que nos parece mais lógico em relação ao significado de Natal, fortalecendo a importância do nascimento, não misturando com presentes, cestas básicas e Papai Noel e, principalmente, não dando aos bens materiais maior importância do que aos espirituais.
Independentemente do dia de nascimento de Jesus (e dos reais acontecimentos da ocasião), a equipe Café com Kardec deseja que no Natal – e sempre – seja de reflexão sobre os ensinamentos deixados pelo aniversariante. Desejamos, também, que continuem a acompanhar nosso Blog, feito sempre com muito carinho e respeito à Codificação!

Geólogo da turma de 1971 USP, Membro da equipe do programa Momento espírita da USE presidente da Distrital Pinheiros USE.
Ótima reflexão ,querido mestre Ney. Que possamos por em prática os ensinamentos de Jesus hoje e sempre!!